segunda-feira, 20 de junho de 2011

Como a energia é gerada?

Antes de ler o texto veja este videos para maior entendimento.

Vídeo aula do telecurso 2000



A geração de eletricidade é o primeiro processo na entrega da eletricidade aos consumidores. Outros três processos são transmissão de energia elétrica , distribuição da eletricidade e a venda da eletricidade .
Geração de electricidade

A importância da geração, da transmissão e da distribuição seguras de eletricidade ganhou destaque quando se tornou aparente que a eletricidade era útil para fornecer o calor, a luz e a energia em geral para as atividades humanas. A geração de energia descentralizada tornou-se altamente atrativa quando se reconheceu que as linhas de energia elétrica em corrente alternada podiam transportar a eletricidade com baixos custos por grandes distâncias.
O sistema de energia elétrica foi concebido com a finalidade de alimentar as tecnologias humanas. As primeiras usinas geradoras de energia utilizavam madeira como combustível, hoje são utilizados principalmente o petróleo , o gás natural , o carvão , o potencial hidroelectrico e nuclear, ainda em pequena escala o hidrogênio, a energia solar, e a geradores do vento.


Métodos de gerar eletricidade

barragem de uma usina hidroelectrica
As turbinas girando unidas aos geradores elétricos produzem a eletricidade. As turbinas podem ser movidas usando o vapor, a água, o vento ou outros líquidos como um portador de energia intermediário. As fontes de energia mais comuns são as térmicas, combustíveis fosseis, reatores nucleares, para a gerarção de vapor, e da energia potencial gravitacional das barragens das usinas hidroelétricas. As pilhas produzem a eletricidade pelas reações deóxido-redução com uma variedade de produtos químicos.
O mundo confia principalmente no carvão e no gás natural para fornecer energia. As exigências elevadas da Energia nuclear em termos de segurança devido aos altos riscos envolvidos impediram a proliferação desse tipo de estrutura na América do Norte desde 1970 .
As turbinas de vapor podem produzir energia usando o vapor produzido das fontes geotermicas, da energia solar , dos reatores nucleares, que usam a energia criada pela fissão do plutônio ou do urânio radioativo, ou de qualquer fonte de energia térmica para gerar o calor.
A usina hidroelectrica usa a água que flui diretamente através das turbinas para converter a energia potencialgravitacional em energia elétrica. As turbinas do vento (eólicas) usam o vento para girar as pás das turbinas que são conectadas em um gerador e assim converter a energia armazenada nas correntes de ar em energia elétrica.
A geração de energia pela fusão termonuclear foi sugerida como uma maneira possível de gerar a eletricidade. Atualmente um número de obstáculos técnicos e de interesses ambientais existem, mas se a fusão realizada puder fornecer uma fonte relativamente limpa e segura de energia elétrica, a construção de um reator experimental espera-se começar em 2005-2006.

Fonte

nos próximos post eu falarei sobre transformadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

fale conosco também pelo Facebook