sábado, 11 de junho de 2011

Motor elétrico

MOTORES ELÉTRICOS INDUSTRIAIS

Motor elétrico é a máquina destinada a transformar energia elétrica em energia mecânica, é o mais usado de todos os tipos de motores, pois combina as vantagens da utilização de energia elétrica, baixo custo, facilidade de transporte, limpeza e simplicidade de comando. Com construção simples, custo reduzido, grande versatilidade de adaptação as cargas, dos mais diversos tipos e melhores rendimentos.
Os motores elétricos podem ser:

*       Motores de corrente contínua - funciona com velocidade ajustável entre amplos limites se prestam a controles de flexibilidade e precisão; porém requer um dispositivo que converta CA em CC. 

*       Motores de corrente alternadas - são os mais utilizados, porque a distribuição de energia elétrica é feita normalmente em corrente alternada.


Os principais tipos de motores de Corrente Alternada são:
*       Motor síncrono - funciona com velocidade fixa, utilizados somente para grandes potências ou quando necessita de velocidade invariável.



*       Motor de indução - funciona normalmente com velocidade constante, que varia ligeiramente com a carga mecânica aplicada ao eixo.


Devido a sua grande simplicidade, robustez e baixo custo, é o motor mais utilizado de todos, sendo adequado para quase todos os tipos de máquinas acionadas encontradas na prática; e podem ser de rotor de gaiola ou rotor de anéis.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

fale conosco também pelo Facebook