domingo, 12 de junho de 2011

REPARAR PLAYSTATION

Um dos problemas mais comuns nas consolas da Sony, principalmente nos modelos mais antigos, são as falhas de leitura ou mesmo a não detecção dos cds. Este problema agrava-se ao tentar correr em consolas "chipadas" cdrs (principalmente os de baixa qualidade/preço). Antes de abordar melhor este assunto devo esclarecer que este problema não se deve ao facto de a consola ter chip ou não. O que acontece é que depois de ter o chip instalado, irá obviamente querer correr alguns cdrs que podem precisar de um ajuste de modo a serem bem lidos. Depois de o jogo começar a correr, o chip deixa de ter influência na consola, por isso não culpe os chips ou o "chipador", pois não tem culpa nenhuma.
Se tem problemas ao correr backups de jogos originais, antes de tentar algum ajuste/correcção, deve primeiro utilizar cdrs de melhor qualidade. Muitas vezes o problema fica logo resolvido. Gravadores de cds muito "rodados", mesmo com cds de marca, por vezes obtêm maus resultados. Quanto maior for a velocidade de gravação dos cds, menor é a sua qualidade/desempenho. Se depois destas recomendações o problema persistir, então tente os ajustes recomendados de modo a melhorar a performance da sua consola.

Esta imagem mostra a parte lateral de uma unidade laser de um modelo 1002. Existem pequenas diferenças em relação aos outros modelos mas são insignificantes. Em primeiro lugar certifique-se se a fita está bem presa e em condições. Pode acontecer que a fita tenha subido e esteja a diminuir a performance da leitura. Para resolver este problema, simplesmente dê um pequeno puxão da fita para baixo, esticando o cabo.
De novo a mesma imagem. Repare no pequeno potenciómetro ao lado do condensador SMD. Antes de o ajustar, repare na posição que tinha inicialmente. Para ajustar este potenciómetro, pode faze-lo com a ponta do dedo. Pressione ligeiramente e rode-o o mínimo que poder no sentido dos ponteiros do relógio. Reponha a unidade e tente ler um cd que não podia ler. Faça testes com diversos cds, cópias e originais. Se melhorou, volte a fazer um novo ajuste no mesmo sentido. Se piorou, faça o ajuste em sentido contrário. Por vezes consegue-se uma melhoria de prestações para quase o dobro! Não utilize chaves de fendas para rodar o potenciómetro, porque é muito frágil. Este ajuste pode ser aplicado em qualquer modelo de consola PlayStation.
Antes de fazer algum novo ajuste, faça a calibração da unidade laser (passo anterior). Este ajuste é apenas para as consolas do modelo 1002. Localize o pequeno potenciómetro circular que está mais próximo do centro da fita da unidade laser. . De modo a melhorar as prestações de leitura da sua consola, ajuste em qualquer direcção este potenciómetro. O potenciómetro deverá ser rodado o mínimo possível de cada vez. Tal como no caso anterior, após qualquer ajuste, teste a consola com diversos cds. Se o ajuste for demasiado, a consola começa a rejeitar todos os cds. Faça então o ajuste em sentido contrário. Não se esqueça de fixar a posição inicial antes dos ajustes. Este tipo de ajuste pode dar excelentes resultados, inclusive aumentar consideravelmente a velocidade de leitura dos cds.
Outro método, embora simples, mas eficaz, é limpar periodicamente a lente do laser. utilize materiais que não risquem, como algodão. Limpe suavemente e retire todas as partículas de sujidade. Por vezes isto é suficiente para pôr a consola a ler cds.
Um básico diagrama de blocos de uma consola Playstation.


Outra avaria comum nas consolas são os fusíveis queimados. A causa do fusível ter queimado pode ser natural, devido a uma má implementação do chip, pingos de solda que cairam na placa (por vezes quase microscópicos). Os fusíveis aparecem na consola em diversos formatos e valores. Começa com os fusíveis básicos na fonte de alimentação, passando para os de protecção do circuito (CP). Estes últimos fusíveis são os pequenos quadrados pretos que aparecem na motherboard.
Se a consola estiver completamente sem sinal de vida, verifique primeiro os fusíveis da fonte de alimentação (pequena placa ao lado da motherboard). Para isso tem de abrir a consola. Não se esqueça de desligar a alimentação antes de abrir a consola!


Mude o fusível branco. Este fusível é de 1,6Amp. Se ao ligar a consola o fusível queimar de novo, é possível que o problema esteja no transístor de potência que se encontra ao lado do transformador. Se a luz verde da alimentação estiver acesa e a consola não der sinais de vida, então verifique os fusíveis da motherboard. Esta imagem é de uma consola 5xx2. Pode-se ver aqui os pequenos fusíveis de montagem SMD. Estes fusíveis são vitais para o funcionamento da consola e nunca devem ser substituídos por fios. Se tiver dificuldade em obter fusíveis iguais, sempre pode substituir por fusíveis vulgares como o da fonte de alimentação. Caso opte pelo ultimo caso não se esqueça de isolar bem o fusível. É obvio que os fusíveis substituídos deverão ser do mesmo valor dos que estavam queimados.
APARECEM AS SEGUINTES FALHAS QUANDO OS FUSÍVEIS QUEIMAM:

A: (ps604) 2.3 Ampere, Sem imagem. Os CDs não "rodam".
B: (ps605) 0.7 Ampere, Os comandos não funcionam.
C: (ps603) 1 Ampere, Sem imagem. Os CDs não "rodam".
D: (ps601) 1 Ampere, Tem imagem, mas o laser não funciona. No arranque vai para o menu de áudio.
E: (ps602) 1 Ampere, Caso este fusível esteja queimado, afectará a ligação para a ficha série da consola. Este fusível corta a linha de alimentação para o conector série.
APARECEM AS SEGUINTES FALHAS QUANDO OS FUSÍVEIS QUEIMAM: (modelo 1002)
A: (ps601) 0.8 Ampere, Com imagem, os CDs não "rodam", vai para o menu áudio.

B: (ps604) 2 Ampere, Sem imagem. Os CDs não "rodam".
C: (ps605) 0.6 Ampere, Os comandos não funcionam.
D: (ps603) 0.8 Ampere, Sem imagem. Os CDs não "rodam".
E: (ps602) 0.8 Ampere, não é usado nas consolas Europeias.


Os comandos não funcionam?

Em todos os modelos, existe uma série de pequenos díodos SMD que fazem o controlo da "lógica" para os comandos. Se um destes fusíveis se queimar, os comandos deixam de funcionar.
Aqui está uma imagem de uma motherboard PU-18, mostrando esses díodos:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

fale conosco também pelo Facebook