quarta-feira, 15 de junho de 2011

Partida de chave compensadora ou por Auto-Trafo

Esta partida tem por objetivo suprir as aplicações que a Estrela-Triângulo não podem ser utilizadas.
 A norma prevê a utilização desta chave para motores, cuja potência seja maior ou igual a 15 CV. Esta chave reduz a corrente de arranque, evitando sobrecarregar a linha de alimentação. Deixa, porém, o motor com conjugado suficiente para a partida.
Com o mesmo objetivo de reduzir a corrente de partida, é realizada a inserção de um autotransformador para auxiliar a partida do motor.

Este autotrafo (este será o nome que daremos ao autotransformador neste post) possui dois "Taps", taps é o nome dado a saída de tensão do atotrafo, ele realizará o rebaixamento da tensão de partida do motor trifásico a fim de reduzir respectivamente a corrente de partida. Esterebaixamento pode ser dado em dois níveis de tensão, são eles: 

  • Tap de 65% da tensão.

  • Tap de 80% da tensão.



    Torque

    Como sabemos a redução da tensão implica em reduzir também o torque do motor, então tendo dois níveis de tensão teremos respectivamente doi níves de torque, são eles:
    • Quando utilizado o Tap de 65%, teremos um torque de 42%. Dado através do cálculo: (65 x 65)/100.
    • Quando utilizado o Tap de 80%, teremos um torque de 64%. Dado através do cálculo: (80x80)/100.
    Corrente

    Observem que mesmo no Tap de 65% que disponibiliza um baixo torque, temos um torque ainda maior que o da partida estrela-triângulo, no entanto a corrente também será maior cerca de 42% da corrente nominal. E o mesmo ocorre para a partida com o Tap de 80%, sendo que a corrente de partida nesta configuração chega a cerca de 64% da nominal.



    {nota do editor: este vídeo possui uma pequena falha esse problema foi corrigido no diagrama em cad disponível para baixar. vc irá observar que ele adiconar uma contatora  (K4) para poder evitar  que quando energizado k1, fique circulando tensão no auto trafo. OBS isto foi corrigido pelo próprio criador do vídeo ele não chegou a comentar mais eu percebi e estou comentando.}
         fonte


    download diagrama em arquivo cad:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

fale conosco também pelo Facebook